terça-feira, 7 de junho de 2011

VERGONHA NACIONAL

Bem vamos começar esta matéria mostrando esta placa do Governo Federal no Aeroporto Santa Genoveva em Goiânia - Goiás - Brasil.

clique na foto para ver em tamanho maior
OBJETIVO DESTA OBRA: FORNECIMENTO E INSTALAÇÃO DE REMANESCENTE DO MÓDULO OPERACIONAL DO AEROPORTO SANTA GENOVEVA.

CONTRATADA: EUROBRAVIN COMÉRCIO E SERVIÇOS LTDA.

INÍCIO DA OBRA: 18 DE ABRIL DE 2011

TÉRMINO DA OBRA: 15 DE SETEMBRO DE 2011

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Hoje 07 de Junho de 2011, já se passaram 51 DIAS do inicio programado das Obras do novo Modulo Operacional e olha só como anda as obras.

Módulo Operacional Hoje

Ontem (06), uma equipe da EuroBravin esteve no Santa Genoveva, coletando mais uma vez algumas informações para o inicio das obras, de acordo com um dos funcionários de imediato será feito ainda essa semana a pintura dos vidros da sala de Taxi Aéreo.
sala de embarque Taxi Aéreo (Vidros aonde serão pintados para que não seja visualizado a obra)
Bom as obras no local estão paralisadas desde 2007, sob suspeita de fraude na licitação.André Luiz Marques, da gerência da Infraero (estatal que administra os aeroportos), espera que o "puxadinho" fique pronto, no máximo, em 180 dias.
Segundo Marques, não há mais espaço no aeroporto para abrigar a quantidade de passageiros que passam por Goiânia. “Nem mesmo quem trabalha na área administrativa ou coordena as normas da aviação civil possuem condições de desempenhar suas funções. O que falta é espaço.” O aeroporto recebe mais de 2 milhões de passageiros por ano.
As reclamações dos usuários incluem a falta de vagas no estacionamento, espaço para passageiros, e até bancos para aguardar os voos. Anselmo Parreira, servidor público, diz que não dá para esperar mais. "Estamos sempre desconfortáveis, sem lugar para sentar, e nem mesmo espaço para estacionar o carro quando temos de buscar ou trazer alguém", reclama.
Já nisso a Infraero solucionou algo de imediato mais que já sabemos que isso ficará por um bom tempo, tipo, quem sabe mais uma década, tipo do governo goiano e federal com a atual administração.
Novos bancos no terraço panorâmico
No terraço panorâmico foram instalados (sem funcionar ainda) mais 2 aparelhos de ar condicionado
Na praça de alimentação se é que podemos chamar assim, a situação também é crítica, sem mesas e cadeiras com o sistema de ar precário e com poucas opções de alimentação e as atuais com preços absurdos.
Atual praça de alimentação
O banheiro do saguão principal do Santa Genoveva (masculino) umas semanas atrás, estava interditado para uma reforma "urgente" bom ontem estavamos no aeroporto e verificamos que nada foi feito no local e que simplesmente estava pior do que já era, um lixo, duas portas dos reservados não possuem travas, as torneiras saem pouca água, o odor é simplesmente inevitável, existe um funcionário sempre ali dentro tentando manter a organização mais é impossível e tipo como esse funcionário consegue permanecer dentro das atuais instalações, incrível.
No saguão principal aonde fica o check-in das companhias aereas, não está suportando também o fluxo de pessoas em 4 horários durante o dia.
A livraria Laselva já esta funcionando ao lado da drogaria e das empresas de locação de veículos.
Bem, todos nós sabemos o Brasil sabe que o Santa Genoveva esta em colapso, enquanto alguém não passar algo arriscado neste aeroporto nada será feito. Enquanto estavamos registrando lá no terraço panorâmico fomos abordados por duas senhoras e ela nos informaram que à 14 dias atrás enquanto elas aguardavam ali no terraço um parente uma mulher desmaiou por causa do calor e que quando pediu socorro aos funcionários da Infraero nenhum ajudou, bom os fatos estão acontecendo, algumas coisas estão sendo solucionadas mas e a estrutura atual do Santa Genoveva como está? O teto, as colunas, a rede elétrica entre outros? será que com essas pequenas e simples reformas de fachada como uns equipamentos de ar condicionado aonde falta, bancos novos, tv's de plasmas pelo aeroporto, livraria, companhia aerea nova, modulo operacional e outros será que não é um engana bobo? Bom já sabemos que desde 2007 a Infraero vem tentando construir o novo Terminal de Passageiros, um Módulo Operacional, mas felizmente para ela não sai do papel. Já se passaram 51 DIAS de obras paralizadas do Módulo Operacional, restam 100 DIAS para a entrega de acordo com a PLACA que está lá pra quem quiser ver, será que nem com a visita do Presidente da Infraero a Goiânia esse simples Módulo Operacional sai? Sabemos que em 100 DIAS a EUROBRAVIN não irá concluir a obra do Módulo Operacional isso é FATO! 

AGORA CADÊ O DINHEIRO DAS TAXAS DE EMBARQUE COBRADAS PELA INFRAERO DE R$ 16,23 POR PASSAGEIRO DESDE 2007? PARA ONDE ESTÁ INDO ESSE DINHEIRO? 

HISTÓRICO DO SANTA GENOVEVA RESUMIDO

O terminal de Goiânia atual foi construído em 1955, e tem capacidade para atender 600 mil pessoas. Desde 2007, quando as obras do novo terminal foram paralisadas, o aeroporto passou apenas por obras de manutenção.  
A obra foi iniciada e barrada pelo TCU (Tribunal de Contas da União) por suspeitas de irregularidades na licitação. O tribunal, que é responsável pela fiscalização das obras federais, levantou uma série de problemas no contrato das obras em Goiânia, entre eles suspeitas de superfaturamento. Os acusados alegaram que cumpriram o que estava no edital de licitação.
A obra vinha sendo executada por um consórcio formado pela Via Engenharia e Odebrecht. Depois da contestação e da determinação do TCU para suspensão das obras, outro motivo para o longo atraso foi a contestação judicial das empresas contra a Infraero. Posteriormente, o Ministério da Defesa decidiu cancelar todos os contratos de aeroportos sob suspeita.
O primeiro processo licitatório começou em 2002. Após algumas suspensões, o consórcio formado pela Odebrecht e a Via Engenharia prosseguiu os trabalhos até abril de 2007.

8 comentários:

Anônimo disse...

eh ua vergonha meus amigos..o PIOR aeroporto do BRASIL!!!
o banheiro fede bastante...chega a ser insuportavel entrar no mesmo..nem os banheiros quimicos dos camelodramos de campinas devem feder tanto..chega a ser nojento
estacionamento, nunca tem vagas..e nos cobram religiosamente tarifas para estacionar..
os guiches ficam abarrotados de pessoas..gente pulando em cima de gente, filas q as vezes chegam a ficar ao lado do da fila dos taxi!!! eh uma vergonha..e ate agora naaada!


parabens pela materia

Paulo Ricardo disse...

sinceramente, pq o blog não se junta com a equipe do Gyn Online, a galera do Aeroclube de Goiás e fazem uma mobilização no aeroporto santa genoveva? tipo essa é a hora de nós da aviação se unir e tentar fazer algo por aqueles que são leigos.

UM BASTA NA INFRAERO!

Richardison disse...

tmbm acho, é preciso que alguém ou um grupo se reuna e mobilize um grupo de pessoas com banners e bora pro manifesto

Anônimo disse...

Temos que marcar uma data para fazer uma manifestação no Santa Genoveva.

Temos que contactar a midia (O Popular, TVs, blogs e tudo mais)

Chega gente. Esse enrolação e "lenga lenga" esta acabando com nossa paciencia. TEnho que ir ao Santa Genoveva pelo menos quatro vezes ao mes. É um horror!

Esse puxadinho é uma besteira, precisamos do Terminal.

Cade a Lucia Vania, ou o Sandro Mabel tomando iniciativa em Brasília?

Marconi, vamos ae governador. Chega de papo! Queremos a construção.

É revoltante mesmo!
Vamos marcar uma data e vamos coordenar com outros blogs, Facebook, e outro modos!

Abraços,
Eduardo

Unknown disse...

Nossa Equipe do aviação em gyn e no Mundo vai sim entrar em contato com os moderadores do blog GYN ONLINE assim que tivermos uma posição do que será autorizado pela companhia aonde trabalhamos e ai sim vamos por a mão na massa.

Anônimo disse...

fazem isso mesmo é preciso.

Anônimo disse...

porque sbgo é assim hein? Incrível isso! Aqui em uberlandia interior é melhor viu, ai tem, só pode ser a atual adm só pode.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.